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Nova coleção H&M é feita com plástico reciclado

A julgar pela fluidez do vestido plissado em tom rosa pálido da nova colecção Conscious Exclusive da H&M – que será lançada a 20 de Abril –, provavelmente não o diria, mas a peça é feita a partir de plástico reciclado. O tecido utilizado chama-se BIONIC® e é um poliéster fabricado com resíduos recolhidos em zonas costeiras.

O inovador material têxtil é utilizado também noutras peças da colecção de 2017 da Conscious Exclusive, que inclui roupa de homem, mulher e, pela primeira vez, de criança, assim como uma fragrância criada à base de óleos orgânicos. Vai estar disponível em cerca de 160 lojas a nível mundial – incluindo a loja do Chiado, em Lisboa –, e no site, a partir de 20 de Abril.

A colecção Conscious Exclusive, que utiliza materiais e práticas de produção sustentáveis para o ambiente, é lançada anualmente pela H&M na altura da Primavera. “Acreditamos que as escolhas de moda conscientes devem ser fáceis e divertidas, sem nunca comprometer o estilo”, lê-se no site da marca sueca – talvez por esse motivo tenha escolhido para peça central desta nova colecção não uma peça estruturada, mas sim um vestido delicado, que demonstra a versatilidade dos materiais reciclados. 

“Alguns dos materiais com os quais trabalhamos têm as suas limitações”, explicava Ann-Sofie Johansson, conselheira criativa da H&M, quando a marca anunciou a colecção Conscious Exclusive de 2016, cujo tema era a celebração dos últimos 300 anos de moda. “Fazer uma colecção sustentável é mais difícil do que fazer uma convencional. Em parte porque uma terceira entidade tem de autorizar todos os materiais e também porque a própria equipa de design frequentemente tem de desenvolver tecidos, já que a oferta de tecidos conscientes não consegue competir com a dos convencionais”, acrescentava.

Esta terça-feira, em comunicado de imprensa, a H&M revelou o seu objectivo para 2020: que até esta data 100% do algodão utilizado pela marca seja proveniente de fontes sustentáveis. A empresa tem feito um esforço para aumentar progressivamente a percentagem de materiais reciclados em todas as suas gamas de produtos, sendo que esse número ronda actualmente os 20%.

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